Pedimos desculpa pelo incómodo. Prometemos (tentar) ser breves.

15/09/2009

Há padres fantásticos, não há?

Padres há muitos. Novos, velhos (a maioria), fumadores ou não, motivadores ou desinteressantes, beirões e o resto.

No entanto, há cada vez menos padres de jeito. Já há alguns anos que esta profissão assalariada e passível de ser complementada com part-times é desprezada por muitos, sendo ao invés escolhida a área de desporto, medicina, caixa de supermercado ou, até, o subsídio de desemprego.

Contudo, ser-se padre é uma arte. Há poucos que conseguem dizer coisas tão bonitas como as que ouvi hoje. Por exemplo, e para vos dar uma noção do sermão fantástico que presenciei, continha pérolas da língua portuguesa tais como "A minha mãe fazia 75 anos, mas como está na Aústria não faz", "A minha avó tinha uma tromboflebite" (coitada da senhora, se aquilo durava assim tanto tempo...), "Uma senhora de idade avançada, muito avançada, mas mesmo muuuuito avançada, tipo 70 e poucos anos" (vá lá, não é propriamente um recorde), referências à história do filme O Paciente Inglês ("É como se fosse um I wanna take care of you, mas a história ao contrário"), "Um filósofo pré-socrático que, como sabem, se chamava Sócrates" (ou seja, era antes de ser), "Não percebemos húngaro, romeno, chinês, grego, nem chileno*, mas Deus Nosso Senhor percebe tudo e deu-nos a música" entre tantas outras afirmações capazes de levar lágrimas aos olhos (porque estava a fazer um esforço desgraçado para não rir dentro da igreja. Ainda assim, a senhora ao meu lado mandava-me cada olhar reprovador...)

Isto para não falar das posições de ioga que o senhor Padre fazia enquanto dizia "Oremos, irmãos."

Apesar de não ter planeado ir ver tal coisa (porque ir a missas não é propriamente o meu passatempo), confesso que... foi inspirador. Aquele senhor podia gravar um CD de auto-ajuda.

*Para os mais distraídos: chilenos são os habitantes, lá fala-se castelhano.

Como diziam os Anberlin... "We're not questioning God, just those He chose to carry on His cross."

2 comentários: