Pedimos desculpa pelo incómodo. Prometemos (tentar) ser breves.

01/09/2009

404 - 1

Foi este o meu trajecto de hoje: 404 - 1. Isto, no código de localidades da Rede Expressos, quer dizer algo como Leiria - Lisboa.

Aproveito desde já para esclarecer que este é um trajecto que eu faço regularmente (bem como o 1 - 404), e que irei fazer muito mais vezes, a partir de... entretanto (que é quando saiem as colocações das Universidades públicas).

Como tal, reuni uma vasta experiência no que diz respeito a horários e (especialmente) aos utilizadores de tal meio transporte. Posso afirmar que já vi e ouvi de tudo. Já me contaram histórias de vida, já ouvi toda a discografia do Akon numa só viagem (o que a tornou das piores viagens de sempre), já presenciei discussões mais ou menos acaloradas em torno de lugares (os lugares que vêem nos bilhetes são apenas para controlar o número de pessoas que embarca [ou "autocarra"?], embora os utentes mais idosos pensem que são o 11.º Mandamento), já cheguei antes, depois E à hora marcada, já temi que a passageira do lado tivesse morrido a meio da viagem, já apanhei sustos, já dormi viagens inteiras, já vi um filme deprimente (que tinha aqueles avisos que proibem a exibição em locais públicos no início...), já bati com a cabeça na porta do sítio das bagagens, já comi uma sandes às escondidas do motorista (eles não gostam disso. Um chegou a parar a meio da viagem porque um senhor estava a deixar os bancos cheios de migalhas), já me aborreci, já sonhei acordada, já estudei matemática, já suportei odores corporais semi-insuportáveis a meu lado e já assisti a uma cena de quase luta durante estas viagens de, sensivelmente, duas horas.

No entanto, uma das cenas mais caricatas ocorreu... hoje.

Caldas da Rainha, 14:25 - prontos para a última metade da viagem até Lisboa, os passageiros procuram lugares vazios. Constatam, contudo, que há 5 (sim, 5) passageiros de pé.

Caldas da Rainha, quinze minutos depois - o motorista finalmente descobre que as crianças menores de 4 anos, que não pagam bilhete, têm de ir ao colo da mãe/pai/tutor/raptor/encarregado de educação. Conseguem-se deste modo 4/5 dos lugares em falta (um senhor acabou por se sentar no lugar do guia).

Que os adultos que levam crianças não soubessem que elas têm de ir ao colo, aceita-se. Mas quanto ao motorista... Parece que até eu conheço melhor as regras da Rede Expressos ^^

Já agora: não levem crianças menores de 4 anos para os Expressos. Além de berrarem, babarem tudo à volta e, regra geral, serem desagradavelmente incivilizados, passado um bocado os garotos começam a pesar.

2 comentários: