Pedimos desculpa pelo incómodo. Prometemos (tentar) ser breves.

11/08/2009

Roteiro Cultural – Agosto2009

Viajando por terras algarvias, naquele que é o mês de férias por excelência, é-se confrontado com todo o tipo de animações culturais. Festas regionais, concentrações de motas, festas para VIP’s; todo um leque de opções que satisfará, certamente, até os mais exigentes. Assim, e para aqueles que, depois de um longo dia de exposição às radiações solares, querem aproveitar a noite das terras do sul (região de Fuzeta/Olhão), ficam aqui algumas sugestões (comentadas).

Desporto
Jogos amadores, de frequência desconhecida (hoje houve um, bem concorrido, embora desconheça as equipas), no campo da bola da Fuzeta; pesca nas rochas, junto à entrada da ria(e a uma placa que proíbe a pesca); caminhadas na praia.

Música
Festival do Marisco, em Olhão, no decorrer desta semana. Pontos altos: Xutos e Pontapés (dia 11), Rui Veloso (dia 13, creio). Pontos tão baixos que nem têm altitude, mas sim profundidade: Tony Carreira (hoje, dia 10). Pontos de altitude mediana: Daniela Mercury (dia 15), Brandi Carlile (dia 16), e os dos dias 12 e 14, que nem me lembro quem são.
Na Fuzeta, animação diária em bares. Destaque para um que fica perto do cais de embarque para a Ilha da Armona. Música ao vivo com jovens talentos locais, o vocalista da banda portuguesa Íris (aquela que cantava: “Atira-te ao mar e diz que te empurraram!”), e estrangeiras bêbadas. Músicas que vão de Led Zeppelin e Black Sabbath a Green Day, passando por clássicos da música ligeira portuguesa e tudo o mais que seja necessário.

Comércio e Artesanato Local
Na avenida principal, encontram-se várias bancas com óculos da Ray Ban, Gucci e outras marcas a 10€ (ou menos), bem como vários acessórios de moda, roupa, artesanato do médio oriente e africano. Artesanato local, só durante o dia, e é nas papelarias.
Pode-se ainda fazer tererés e comprar pulseiras a um grupo de jovens simpáticos e (ao que parece) subnutridos.

Gastronomia
Além dos estabelecimentos de restauração, que vendem tudo o que é fast-food, e do festival do marisco (referido anteriormente), há dois locais que vale a pena visitar: um quiosque que faz sanduíches de gelado, e a barraca das mini-panquecas (“On parle français”), ambas na avenida principal.

Sugestão Especial: Terça-feira, 12 de Agosto
O circo ambulante dará o seu último espectáculo amanhã, terça-feira. Poderão ser vistas jibóias e cobras ao vivo, o palhaço Rabanete, o ilusionista Jafar, e o senhor animador que é de Gondomar, da Lourinhã e de tantas outras terras. Contributos são bem-vindos, e são incentivados através do leilão de uma garrafa de Whisky, uma bola de futebol, um CD do Leandro e Raquel (nome artístico do duo: Ricardo e Soraia. O seu CD de originais será gravado em Outubro) e um pacote de pipocas. Um espectáculo a não perder.

Nota: talvez seja útil aprender umas palavrinhas de francês. Ou ter uma boa dose de paciência.

2 comentários:

  1. Atira-te ao mar e diz que te EMPURRAREM xD

    Tu gostas da Dani Mercúrio? :O

    ResponderEliminar
  2. é uma história veridica do tempo de salazar .. !
    a meu ver é magnifico e faz-nos pensar em coisas extraordinarias ! *

    Mas le e depois logo me dizes o que achas :) *

    ResponderEliminar