Pedimos desculpa pelo incómodo. Prometemos (tentar) ser breves.

02/07/2009

"Montije"

Férias = Montijo.

No que me diz respeito, isto tem sido a regra já há uns aninhos. É entre a minha cidade natal e esta, que a partir de Setembro e por uns 5 anos me acolherá, que tenho dividido o meu tempo de lazer.

Não que eu conheça muito bem esta zona. Nem sequer conheço muita gente (conheço e consigo identificar no máximo 20 pessoas (não tendo todas nascido aqui), sendo que só estou regularmente com 4). No entanto, devido a anos de observações científicas objectivas, consigo identificar razoavelmente as pessoas desta região, cujas características compreendem, não exclusivamente, as seguintes:

- uma atitude de confiança no próximo que se traduz num total à-vontade para partilhar aspectos da vida com pessoas que estejam, por acaso, no mesmo estabelecimento comercial;

- uma diversidade genética em termos de traços faciais pouco diversificada (excluindo minorias étnicas), que lhes dá um aspecto comum bastante... montijense;

- um sotaque inqualificável (exemplo: frigorífico = figorífique; Montijo = Montije) e uma maneira de falar bastante própria, que inclui o tratamento de todas as mulheres por "miga", mesmo que seja a primeira vez que se veja tal pessoa.

Realmente, os montijenses (ou mont'jénses, de acordo com a pronúncia local) são um povo acolhedor, que gosta de ajudar o próximo, de conversar, de fazer sugestões delicadas ("Têns de te fazer m'lhér!" ou "Veste lá isso, 'miga. Vás ver que te fica bém.") num tom não-tão-delicado. Mas com boas intenções. Vão ser uns bons 3, 5 ou mais anos (desde que entretanto não me expulsem).

Primeira aula de código: foi preciso ir à Atalaia para começar a tirar a carta.

Sem comentários:

Enviar um comentário